quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Eleições na Galiza







Pouco tempo falta para começar oficialmente a campanha eleitoral para o Governo Autónomo da Galiza, mas por toda a cidade a propaganda aos candidatos já cobre os locais mais impensáveis. As principais forças políticas PSOE, PP e BNG há muito que definiram as suas estratégias e candidatos.
O PSOE aposta numa campanha [ desenhada pela mesma agência que coordenou a campanha de Zapatero nas últimas eleições gerais] claramente ao melhor estilo americano, onde os tons azuis e vermelhos dominam, focalizando Pérez Touriño [actual presidente da Xunta da Galicia], com o lema "O Presidente que nos une contra a crisie" ou "De todos y contra ninguén".
Já o BNG [Bloque Nacionalista Galego], liderado por Anxo Quintana afirma ser o único que possui propostas independentes de Madrid, acusando tanto o PSOE como o PP de obedecerem ás vontades ditadas da capital. Já o PP com Alberto Feijóo, promete lutar contra a crise, através da revitalização do sector público e impulsionando o sector privado considerando contudo que " La crisis no es sólo financiera".
O tema da crise é transversal aos 3 partidos, onde cada um à sua maneira, apresenta as suas soluções para a ultrapassar, mas a verdade é que Espanha, hoje mais do que nunca, atravessa um clima de pessimismo e onde segundo o Instituo Nacional de Empleo [INEM] se registou, só no último mês de Janeiro, cerca de 199 000 pessoas desempregadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário